segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Navegação Ecológica Redescobrindo o Rio dos Sinos
Leia com atenção o texto e substitua as letras por palavras que dão sentido às frases.
No dia 09 de novembro realizamos uma saída de estudos no rio dos Sinos, a bordo do barco A, no trecho entre os municípios de B e C. O nome do barco é em homenagem a uma D, muito comum nas águas dos Sinos.
O capitão Juarez conduziu o barco com segurança e a guia E foi explicando muitos assuntos sobre o Rio dos Sinos. Primeiro ela mostrou um mapa que apresentava toda a bacia Sinos. Perguntou o nome do município onde nasce o Rio, e alguém disse F. A nascente contem água de boa qualidade, mas a medida que o rio vai passando pelas cidades suas águas vão ficando G. A foz dos Sinos se localiza em H e nessa região suas águas estão se tornando quase sem condições de potabilidade.
Um importante afluente dos Sinos é o rio I, que nasce na região alta do município de Três Coroas onde se pratica Raftin.
A guia também relembrou que no dia 08 de outubro de 2006 houve uma grande mortandade de peixes, noticiada nos meios de comunicação no mundo inteiro. Esse desastre ecológico foi causado pela poluição J e poluição L proveniente das residências e fábricas.
Mesmo com toda a poluição, haviam pessoas M e N no rio. Um peixe típico do rio é o O, que dá o nome a um importante projeto de educação ambiental na bacia Sinos. Além desse peixe, sabemos que existem outras espécies no rio, como o P. Q, R.
No trajeto percorrido, vimos S, um réptil, uma ave branca chamada T e um mamífero morto em putrefação U.
Uma das atividades econômicas desenvolvida nas margens do rio é a retirada de V, utilizada na construção de prédios.
Na curva do rio, onde o barco fez o retorno, foi construído um deck de madeira que dá acesso a área de X.
Nesse local está prevista a realização de Z, a partir do próximo ano.
Identifique cada letra em destaque no espaço de comentário, de forma a dar sentido ao texto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário