quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NA PROVA BRASIL

Em 2013, pela primeira vez os estudos de ciências vão compor a Prova Brasil. Explore o link e resolva as questões propostas.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O FUNCIONAMENTO DOS PULMÕES ANTES E DEPOIS DE ENFISEMA PULMONAR.

De como se fabrica doenças no próprio corpo.

COMPARANDO PULMÕES ENTRE FUMANTES E NÃO FUMANTES

Cigarro não produz apenas prazer a quem fuma. O vídeo mostra outra coisa.

HEMODIÁLISE

Você sabe da importância do bom funcionamento dos rins para manter-se saudável? Assista o vídeo e saberá o quanto a falta de saúde pode trazer transtorno à vida.

COGUMELOS COMESTÍVEIS

Você sabia que para produzir cogumelos comestíveis é preciso muito conhecimento e tecnologia? Veja o vídeo a respeito.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS

Veja que curiosa pesquisa sobre plantas alimentícias não convencionais. Você conhece alguma dessas plantas? Você tem vontade de experimentar o sabor de alguma dessas plantas não convencionais? Vamos realizar essa experiência em aula?

FLORES COMESTÍVEIS

Assista o vídeo e inspire-se para plantar um vaso de flores comestíveis. II

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PETRÓLEO: ORIGEM E SUA IMPORTÂNCIA COMO FONTE DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEL

ESTUDO DO ÁTOMO

Vamos aproveitar a vídeo-aula para entender um pouco sobre a estrutura do átomo na formação da matéria. Escolha 20 elementos químicos na tabela periódica e represente a distribuição dos elétrons no entorno do núcleo, conforme explicação no vídeo.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ESPELHOS ESFÉRICOS

Nas últimas aulas de ciências estudamos sobre os Instrumentos Ópticos, com ênfase aos espelhos e lentes.
Para voce revisar a matéria acesse o link abaixo e veja as variações da imagem de um objeto a determinada distância  de um espelho côncavo ou convexo.

ESPELHOS ESFÉRICOS

PROPRIEDADES DOS RAIOS DE LUZ INCIDENTES NOS ESPELHOS ESFÉRICOS.

a) Todo raio de luz incidente em um espelho esférico, ao refletir, passa pelo foco.

b) Os raios de luz incidentes que passam pelo centro da curvatura (c) de uma lente esférica refletem passando por si mesmos.
c) Os raios de luz incidentes que passam pelo vértice do espelho esférico refletem com o mesmo ângulo no qual ocorreu a incidência.





Agora, observe as diferentes posições de um objeto em frente aos espelhos esféricos.



Considerando as propriedades da incidencia dos raios de luz sob os espelhos, observe como se forma cada  imagem do objeto refletido, conforme a sua distância do espelho.


LENTES CONVERGENTES E DIVERGENTES

No link sobre as lentes é possivel observar a convergência e a divergência dos raios de luz. Agora observe a figura que representa o olho humano normal e com alterações no foco a imagem.



Como se pode observar, há situações em que a visão do olho humano apresenta uma imagem distorcida, fora de foco, porque essa imagem não se forma exatamente na retina.
Em se tratando de miopia, a dificuldade está em enxergar a distância e a lente corretiva deve ser divergente.



Em se tratando de hipermetropia, a dificuldade está em enxergar de perto e a lente corretiva deve ser convergente.
Depois da leitura e compreensão das explicações, construa desenhos que representam a formação de imagens de objetos em frente a espelhos côncavo e convexo. Três esquemas para cada modelo de espelho, alterando a distância do objeto em relação ao centro, ao foco e ao vértice.
Utilize o programa libre office write ou tux paint. Enviar para o e-mail: mcbraun6@gmail.com

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA EM NOSSA VIDA

Acesse o site 
A GRAÇA DA QUÍMICA

Escolha três simulações para exibir no Laboratório Virtual. Organize em seu UCA um arquivo com os dados completos de identificação, título para cada simulação, com um texto explicativo e alguma imagem que represente a simulação virtual.

Enviar o arquivo para a professora: 
mcbraun6@gmail.com



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PERISCÓPIO


CALEIDOSCÓPIO

Assista o vídeo e explore novamente o caleidoscópio produzido em aula.

ONDA DE GARRAFAS

Com essa montagem podemos exemplificar a propagação de uma onda em uma corda. Cada uma das garrafas se comporta como se fosse um ponto da corda. Ao movermos uma das garrafas transmitimos a ela uma quantidade de energia, e esta garrafa por sua vez, transmite essa energia para a próxima garrafa (acima ou abaixo dela), e assim sucessivamente até chegar às extremidades. Ao alcançar as extremidades onde o ponto é fixo, o pulso é refletido, e o processo se repete só que agora no sentido oposto ao movimento inicial, o que gera interferências construtivas ou destrutivas, fazendo com que ocorra uma desordem na movimentação observada inicialmente. Devido ao atrito com o ar, parte da energia que foi atribuída à garrafa vai se dissipando fazendo com que o sistema pare após algum tempo.


O SOM DOS CRISTAIS


Na nossa prática em aula, experimentamos os sons produzidos nas garrafas de coca-cola, com diferentes quantidades de água.
Veja a explicação dada no caso em que o objeto é um copo de cristal, com diferente quantidade de água.

O que acontece 
 Você já deve saber que todo som é produzido através da vibração de algum objeto e que todo objeto possui uma frequência natural de vibração, ou seja, uma frequência que ele tende a vibrar quando excitado. Então, o que acontece neste experimento?
Quando seu dedo se move pela borda da taça você está deslizando-o e, simultaneamente, pressionando a borda. Este movimento é parecido com aquele feito por um arco de violino ao tocar uma corda. Ao fazer isto, você provoca uma vibração na taça como a indicada na figura abaixo. Enquanto os pontos A e B se movem para dentro os pontos C e D se movem para fora, quando os pontos A e B se movem para fora os pontos C e D se movem para dentro e, assim, sucessivamente. O movimento das paredes da taça provocará, então, uma vibração da água e, conseqüentemente, do ar. Esta vibração do ar chegará a nossos ouvidos e será interpretada como som.
Por que com diferentes quantidades de água na taça, diferentes notas musicais são obtidas?
A coluna de ar acima da água vibra e forma uma onda estacionária que possui um nó na água e um ventre na beirada do copo.
Com isto, o comprimento da onda sonora obtida depende da altura da coluna de ar, que por sua vez, depende da quantidade de água na taça.

O USO MUSICAL DOS COPOS DE CRISTAIS



Canon in D on glass harp


quinta-feira, 23 de maio de 2013

JOGO ESQUELETO HUMANO

Acesse o site e aprenda brincando.

 http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/ossos_do_corpo_humano_ciencias_2.html

O esqueleto é uma estrutura de sustentação e proteção, composta por 206 ossos. Depois do jogo onde você vai experimentando e aprendendo, nomeie os ossos no desenho em folha papel.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

SORTE E MORTE - A VIDA DE QUEM ESPERA PELA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS.

SUBSTITUTOS

O ano é 2054. Os humanos não saem de casa para mais nada. Eles apenas controlam os tais substitutos, uma espécie de robô por controle remoto, mas que faz com que os usuários sintam o que ele sente. Estranhamente apesar de parecer sentir prazer, eles não sentem qualquer tipo de dor ou coisa do gênero. Tom Greer (Willis) e sua parceira, Jennifer Peters (Radha Mitchell) investigam uma bagunça. Alguém usou uma arma que permite não apenas destruir o robô, mas também o usuário. Claro que o caso preocupa todos os usuários, afinal, praticamente toda a humanidade está acostumada a usar os robôs. O único no filme que parece se incomodar em usar constantemente a máquina é Greer. Eu não posso culpá-lo por isso. Se você fosse uma estrela do cinema que tivesse que usar um robô que o deixa mais novo de um jeito estranho, com uma peruca ridícula e que no final o resultado nem parece realmente como você era (é só comparar as fotos de Willis mais novo), também ficaria incomodado. Por sorte seu robô é logo destruído e ele deve resolver o caso em carne e osso. E ele fica bem melhor assim do que em sua forma digitalizada. Uma das pessoas que morreram era o filho do criador dos substitutos, Lionel Canter (James Cromwell). Ele está atualmente afastado da direção da empresa, desiludido pelo rumo que a humanidade tomou com o uso das suas máquinas. O filme, a princípio, se leva mais a sério do que realmente deveria, onde chega até a levantar algumas questões interessantes. Infelizmente, rapidamente ele cai em cenas de ação e termina de forma tão pouco interessante que sequer responde as próprias questões que levantou. Talvez o projeto devesse ter caído nas mãos de um diretor capaz de lidar melhor com a fantasia que o filme sugere. No final fica a lição que Matrix não deixa esquecer, se o usuário se machuca, e pode até morrer, o personagem é interessante, pois nos importamos com ele. Aqui, mesmo com essa máquina que pode matar os usuários, não nos importamos muito, pois não temos contato com as pessoas de verdade. O resultado fica um filme frio que não empolga nem em suas cenas de ação. Consulta: http://resenhafilme.blogspot.com.br/2010/02/nota-45.html

ÁRVORE DA VIDA

Durante muito tempo os seres vivos foram classificados em apenas dois reinos: animal e vegetal. Com o desenvolvimento do microscópio e do conhecimento sobre os seres vivos, foi possível perceber que vários organismos não poderiam ser enquadrados nem como animal e nem como planta. É o exemplo do cogumelo, que não não apresenta clorofila e nem realiza a fotossíntese, o que difere dos vegetais. Também as bactérias visíveis apenas em microscópio elétrico, apresentam uma estrutura celular incompleta, diferenciando-se das células animais e vegetais. são as bactérias as precursoras dos demais seres vivos. Eses e outros motivos levaram os cientistas a dividir os seres vivos em cinco reinos. Alguns estudos incluem os vírus como mais um reino, entretanto eles são essencialmente parasitas, sem estrutura celular para garantir vida própria. Veja o quadro a Árvore da Vida, descreva as principais características de um dos reinos conforme orientação e reproduza as imagens que pertencem ao referido reino: a) Monera; b) Protista; c) Fungi; d) Animalia; e) Plantae

quinta-feira, 11 de abril de 2013

DOCUMENTÁRIO MUITO ALÉM DO PESO

Este documentário retrata o problema dos maus hábitos alimentares e a obesidade infantil. Revise os seus hábitos alimentares e escreva um texto nomeando aqueles alimentos que voce não precisa comer para se sentir de bem com o seu peso e com o bem estar.

GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS

Assista o vídeo e dê exemplos de grandezas escalares e de grandezas vetoriais.

terça-feira, 26 de março de 2013

VELOCIDADE MÉDIA - MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

Após assistir o vídeo sobre velocidade média, realize os exercícios propostos.

COMPATIBILIDADE SANGUINEA

Dito de uma forma muito simplificada, o sucesso da transfusão de sangue depende da compatibilidade sanguinea. Veja o esquema abaixo e tente explicar como se dá a compatibilidade sanguinea no sistema ABO.