Na nossa prática em aula, experimentamos os sons produzidos nas garrafas de coca-cola, com diferentes quantidades de água.
Veja a explicação dada no caso em que o objeto é um copo de cristal, com diferente quantidade de água.
O que acontece
Você já deve saber que todo som é produzido através da vibração de algum objeto e que todo objeto possui uma frequência natural de vibração, ou seja, uma frequência que ele tende a vibrar quando excitado. Então, o que acontece neste experimento?
Quando seu dedo se move pela borda da taça você está deslizando-o e, simultaneamente, pressionando a borda. Este movimento é parecido com aquele feito por um arco de violino ao tocar uma corda. Ao fazer isto, você provoca uma vibração na taça como a indicada na figura abaixo. Enquanto os pontos A e B se movem para dentro os pontos C e D se movem para fora, quando os pontos A e B se movem para fora os pontos C e D se movem para dentro e, assim, sucessivamente. O movimento das paredes da taça provocará, então, uma vibração da água e, conseqüentemente, do ar. Esta vibração do ar chegará a nossos ouvidos e será interpretada como som.
Por que com diferentes quantidades de água na taça, diferentes notas musicais são obtidas?
A coluna de ar acima da água vibra e forma uma onda estacionária que possui um nó na água e um ventre na beirada do copo.
Com isto, o comprimento da onda sonora obtida depende da altura da coluna de ar, que por sua vez, depende da quantidade de água na taça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário