Para voce revisar a matéria acesse o link abaixo e veja as variações da imagem de um objeto a determinada distância de um espelho côncavo ou convexo.
ESPELHOS ESFÉRICOS
PROPRIEDADES DOS RAIOS DE LUZ INCIDENTES NOS ESPELHOS ESFÉRICOS.
a) Todo raio de luz incidente em um espelho esférico, ao refletir, passa pelo foco.
b) Os raios de luz incidentes que passam pelo centro da curvatura (c) de uma lente esférica refletem passando por si mesmos.
c) Os raios de luz incidentes que passam pelo vértice do espelho esférico refletem com o mesmo ângulo no qual ocorreu a incidência.
Considerando as propriedades da incidencia dos raios de luz sob os espelhos, observe como se forma cada imagem do objeto refletido, conforme a sua distância do espelho.
LENTES CONVERGENTES E DIVERGENTES
No link sobre as lentes é possivel observar a convergência e a divergência dos raios de luz. Agora observe a figura que representa o olho humano normal e com alterações no foco a imagem.
Como se pode observar, há situações em que a visão do olho humano apresenta uma imagem distorcida, fora de foco, porque essa imagem não se forma exatamente na retina.
Em se tratando de miopia, a dificuldade está em enxergar a distância e a lente corretiva deve ser divergente.
Em se tratando de hipermetropia, a dificuldade está em enxergar de perto e a lente corretiva deve ser convergente.
Depois da leitura e compreensão das explicações, construa desenhos que representam a formação de imagens de objetos em frente a espelhos côncavo e convexo. Três esquemas para cada modelo de espelho, alterando a distância do objeto em relação ao centro, ao foco e ao vértice.
Utilize o programa libre office write ou tux paint. Enviar para o e-mail: mcbraun6@gmail.com