A Cultura Midiática nos Estudos de Ciências
A Cultura Midiática nos Estudos de Ciências
Em meus estudos no Mestrado de Educação, minha investigação foi construída na linha de pesquisa dos Estudos Culturais em Educação. Nessa vertente teórica, cultura é entendida como todas as práticas culturais que, pelo partilhar de determinados "códigos", dão sentido às coisas do mundo.
Esta compreensão teórica dirige o meu olhar a outros espaços culturais além da escola, na busca de subsídios para os estudos de ciências. As representações dos seres vivos, do ambiente, do corpo humano, veiculadas na cultura midiática e que nos ensinam a olhar os objetos do mundo de determinada maneira, são evidenciadas nas aulas de ciências como estratégia para desenvolver o ensino.
O estudo de ciências nesse sentido vai além do uso do livro didático, quando se discute esses outros espaços culturais para problematizar a naturalização do jeito de ser e de agir no mundo como "mera manifestação de uma essencia". A cultura compartilhada vai nos constituindo e ao mesmo tempo é constituída por nós.
As práticas de ciências nas séries finais do ensino fundamental não alcançam um olhar de pesquisador à busca das condições de possibilidade do pensamento hegemônico na percepção dos objetos do mundo. O que se quer é apenas mostrar outras formas de se observar os objetos do mundo problematizando, por exemplo, o olhar hegemônico da percepção da natureza como fonte de recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário